ANNE e PATRICK POIRIER

“Fall of the Giants, 1988–89” 1989 - 2024
Instalação monumental em oito peças em mármore e aço inoxidável. Dimensões variáveis.


“Fall of the Giants” (Queda de Gigantes) foi desenvolvida entre 1988 e 1989 para o Storm King Art Center, posteriormente integrando a Coleção Mallin em Nova York, até ser adquirida pela Usina de Arte em 2024.

A instalação une o classicismo do passado à vida contemporânea, não apenas para inspirar o devaneio associado aos fragmentos clássicos ou para evocar uma nostalgia romântica pelo passado, mas também como uma busca por si mesmo, por estagnação em um mundo caótico. A obra “Fall of the Giants” oferece uma analogia para a angústia do fim do século, para a inquietação e a desilusão da vida contemporânea.



Anne Poirier
Marseille, França, 1941

Patrick Poirier
Nantes, França, 1942

Dupla de artistas franceses, ambos vivem e trabalham em Lourmarin, França
https://mitterrand.com/en/artists/18-anne-et-patrick-poirier/
Anne e Patrick Poirier, além de artistas, são também arquitetos e arqueólogos. Em suas obras, eles utilizam a força questionadora sobre a memória e a fragilidade das civilizações. A estética da ruína é um dos principais elementos que eles empregam para interpretar a relação entre passado e presente.

Após seus estudos na École Nationale Supérieure des Arts Décoratifs, Anne e Patrick Poirier passaram quatro anos na Villa Médicis, em Roma. Decidiram trabalhar juntos desde o início da estadia, em 1968. Abandonando seus egos, uniram suas ideias e sensibilidades, e suas obras, assinadas em conjunto, tornaram-se o fruto desse esforço comum. Já não eram artistas solitários trabalhando em seus ateliês em busca de uma linguagem pessoal, mas sim viajantes, agrimensores, descobridores de diferentes civilizações, religiões e culturas (Extremo Oriente, Oriente Próximo, Oriente Médio, América Central, Estados Unidos...).