A USINA
A partir da combinação de um museu de arte contemporânea ao ar livre instalado em meio a um jardim botânico, a Usina de Arte tem sido, desde 2015, um instrumento de transformação socioeconômica para mais de 6 mil pessoas que residem em seu entorno, a partir de iniciativas que irrigam educação, cultura, resiliência ambiental, empreendedorismo e autoestima na vila de Santa Terezinha.
Comunidade que recebe o mesmo nome da Usina Santa Terezinha, cuja operação começou em 1929, sob a condução da família Pessôa de Queiroz. Em menos de 20 anos de fundação, o empreendimento alcançou o posto de maior produtora de álcool e açúcar do Brasil nos anos 1950, contando com uma estrutura que reunia hangar, mais de 100km de estradas de ferro, 21 locomotivas e mais de uma centena de vagões para a logística no negócio sucroalcooleiro. Em 1998, atingida por grave crise que assolou outros empreendimentos do tipo na região, a usina encerrou suas atividades de moagem.
Passados quase 75 anos do seu apogeu, o espaço localizado no município de Água Preta, na Zona da Mata Sul de Pernambuco, assiste a outro ponto alto de sua trajetória - e que não passa mais pela transformação da cana-sacarina em álcool e açúcar. Hoje, as safras da Usina de Arte entregam uma nova visão cultural, socioeducativa e sustentável para o Nordeste brasileiro. Um instrumento de renovação a partir da ruptura com o passado, construindo o futuro a partir dos férteis alicerces da cultura, educação e meio ambiente.
Em meio a um perene trabalho de reflorestamento (até o final de 2022, 35 hectares receberam cerca de 10 mil plantas de mais de 600 espécies), o Parque Artístico-Botânico é apenas a parte mais visível, e visitada, de uma ampla rede de apoio à vila de Santa Terezinha e aos municípios de Água Preta (PE) e Campestre (AL). São exemplos a escola de música, a biblioteca e centro de conhecimento público com potente acervo literário, FabLab com terminais de computadores conectados à internet, impressoras em 3D e cortadora a laser para projetos da comunidade, além de parceria com as unidades escolares no apoio de novas práticas pedagógicas.