A TRANSFORMAÇÃO ATRAVÉS DA EDUCAÇÃO
Propagada por Paulo Freire, a máxima de que a educação não transforma o mundo, mas muda as pessoas, e elas transformam o mundo, é sempre um ponto de partida para sublinhar a vocação desenvolvimentista das práticas educativas. A ferramenta, assim como arte, cultura, meio ambiente, tecnologia, empreendedorismo, é um dos motores do projeto Usina de Arte para a condução do distrito de Santa Terezinha ao reencontro do seu lugar de potência.
Com parcerias consistentes com as unidades escolares da região (do setor público e privado) que atendem a mais de 200 estudantes em diversos níveis educacionais, a Usina de Arte promove iniciativas em prol da inovação das práticas pedagógicas dessas instituições, além de ofertar estruturas perenes de aprendizados e vivências, com acento tecnológico. São exemplos a recém-inaugurada Fab Lab Mata Sul - Usina de Arte, a Escola de Música, a Biblioteca e Centro de Conhecimento público com mais de 5 mil títulos com terminais de computadores conectados à internet, impressoras em 3D e cortadora a laser para projetos da comunidade.
E os resultados já são percebidos. Na vila de Santa Terezinha, a Escola Municipal Severino Canto obteve em 2017 o maior índice no IDEB (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica) daquele ano em toda a região da Mata Sul pernambucana, ampliando a sua nota em dois pontos ante a avaliação de 2013. A direção da escola dividiu a conquista com o projeto por ter oportunizado àquela comunidade o acesso à cultura, à escola de música e as oficinas artísticas ao longo dos anos, destacando a arte como instrumento transversal aos aprendizados e avanços sociais.