FESTIVAL ARTE NA USINA

Realizado desde 2015, o festival funciona como um catalisador dos projetos de artes visuais, música, cinema, teatro e literatura desenvolvidos pela Usina de Arte ao longo do ano, Moendo Arte.

O Festival Arte na Usina nasce em novembro de 2015, antes mesmo do projeto Usina de Arte tomar forma, fruto de uma parceria com o Festival Arte Serrinha de Bragança Paulista-SP.

O evento funciona como uma janela através da qual vimos mostrando ao mundo a conversão que estamos propondo à vila operária da antiga Usina Santa Terezinha, desativada já naquele ano há mais de 15 anos. É o momento da culminância das atividades do projeto ao longo do ano.

Durante o festival são oferecidas oficinas, cursos, palestras, exibição de filmes, encenações teatrais, shows, enfim, diversas atividades artísticas e culturais voltadas para comunidade com foco na população escolar, mas não apenas.

O evento tem parceria com o SEBRAE, e busca qualificar e estimular o empreendedorismo na comunidade, que através dos mais de 20 estabelecimentos já surgidos a partir do projeto, atendem ao público frequentador do evento, que na sua oitava edição realizada em novembro de 2022 atingiu a marca recorde acima de 25.000 pessoas, impulsionando fortemente o turismo na região.

Realizado anualmente, o festival promove uma imersão nas reflexões e perspectivas desenhadas pela Usina de Arte, provocando rupturas no pensar e no agir que reverberam ao longo de todo o ano. Mobilizados e treinados para receber os visitantes, parte dos moradores de Santa Terezinha passam a explorar seu potencial empreendedor, enquanto outros descobrem, na arte, uma vocação e uma profissão. SAFRA 2025 Festival Arte na Usina chega à 11ª edição com programação gratuita na Mata Sul de Pernambuco
O evento, que acontece de 5 a 7 de dezembro, traz nomes como Adilson Ramos, Almério, Joyce Alane e Natascha Falcão, ambas indicadas ao Grammy Latino deste ano

O Festival Arte na Usina — Safra 2025, promovido pela Usina de Arte, chega à sua 11ª edição e acontece de 5 a 7 de dezembro, em Água Preta, na Mata Sul de Pernambuco.
“Tradição e Renovação” foi o tema escolhido para esta edição, e ele leva a mensagem de que é preciso lembrar do passado e respeitar a história e as tradições, mas sem deixar de olhar e sonhar com um futuro diferente, com outras alternativas e possibilidades. Essa ideia está diretamente ligada ao propósito e aos trabalhos que a Usina de Arte vem promovendo e desenvolvendo na Mata Sul do Estado. Uma região que, no passado, tinha o olhar dedicado sobretudo à monocultura da cana-de-açúcar, tendo esse ofício como principal fonte econômica, nos últimos anos tem encontrado força e protagonismo em outras atividades como no turismo.

O evento é realizado pela Usina de Arte, com patrocínio da Prefeitura de Água Preta, do Complexo de Suape, da Secretaria de Desenvolvimento Econômico de Pernambuco, do Banco do Nordeste, do Governo Federal, onde tem patrocínio do Banco do Nordeste, tem Governo do Brasil, além do apoio do Sebrae/PE.

Preserve! O lixo não fala, mas revela a educação que você tem. SAFRA 2024 Festival Arte na Usina - Safra 2024!
Uma Palavra que Não Seja Esperar.
Dias de muita música, alegria e arte espalhados pelo Polo Industrial. Som na Rural, exposição, artistas pra encantar e o Polo Circo pra toda a família.
Esse ano o Festival contou também com o apoio da Copergás.

Venha fazer parte desse mergulho criativo e viver a arte de perto! SAFRA 2023 A 9ª edição do Festival Arte na Usina teve como tema “Inovar e Evoluir” e vieram para a região mais de 15 atrações, entre apresentações musicais, performance, lançamento de livro e contação de história.

Com o propósito de contribuir para os negócios na região, estimulamos a economia local, especialmente no segmento da gastronomia, turismo e hotelaria. Trouxemos visitantes de vários lugares, que foram muito bem acolhidos pela comunidade. Obrigado à todos de Água Preta e região que mais uma vez deram um show de hospitalidade SAFRA 2022 A Cultura Refloresce

Mais uma vez um lindo, alegre, pacífico e emocionante Festival Arte na Usina! Estamos muito gratos à nossa comunidade que acolheu tão bem os visitantes. Obrigada a todos que vieram cheios de disposição e alegria.

Obrigada aos artistas que fizeram apresentações inesquecíveis, que ficarão para sempre guardadas em nossa memória: DJ Pepe Jordão, Bruno Lins, Alceu Valença, DJ Nelson Neto, Marlos Rocha, O Conde, Almério e Martins, Jorge de Altinho, Silvério Pessoa e Vanessa da Mata.

Muito obrigada ao nosso parceiro SEBRAE e aos patrocinadores Empetur e Governo do Estado de Pernambuco. SAFRA 2021 A Arte Reage

Nosso Festival aconteceu entre os dias 17 e 21 de novembro. Tivemos Feira de gastronomia e Loja colaborativa de artesanato - Armazem Sebrae, tudo com muita música ao vivo, no Pátio de Eventos da Usina Santa Terezinha! SAFRA 2020 Por conta das restrições impostas pela pandemia de COVID-19 a edição de 2020 do Festival foi diferente e valorizou os artistas e a produção local. Todos usando máscaras e mantendo o distanciamento. SAFRA 2019 A safra 2019 do Festival Arte na Usina foi preparada com muito carinho, sempre em busca da valorização da nossa cultura. Foi repleta de shows, oficinas e exposições para todos respirarem arte e sustentabilidade durante uma semana inteira.

A programação dos shows contou com nomes como Alceu Valença, Arnaldo Antunes, e outros expoentes musicais embalando os nossos ouvidos. Também oficinas ministradas pelo estilista Ronaldo Fraga e o pernambucano Ton Fill, que ensinaram técnicas de desenho de uma forma leve e divertida. SAFRA 2018 A Safra 2018 do Festival Arte na Usina foi realizadas dos 09 a 17 dias de novembro, e contou com uma diversificada programação cultural, reunindo conceituados artistas pernambucanos e de outras partes do país. As atrações contemplaram as artes em suas várias e híbridas linguagens.

Também foramrealizadas visitas mediadas por arte-educadores pelo circuito cultural do Parque Artístico-Botânico, estimulando a interação com a natureza e a reflexão sobre outras possibilidades de ocupação do espaço.

Em sintonia com os demais projetos da Usina de Arte, buscou-se alargar os horizontes culturais e econômicos da Vila Santa Terezinha e seu entorno, apostando na arte como instrumento de transformação social.

Os shows, exposições, vivências de cocriação, oficinas e visita ao circuito cultural, como em todas edições, foramgratuitos.
Veja a fala de José Rufino na Safra 2018 SAFRA 2017 A Safra 2017 do festival Arte na Usina foi realizada entre os dias 17 e 25 de novembro, com o tema "A arte resiste e transforma". Na programação, oficinas, shows, debates e mostras, reunindo artistas pernambucanos e de outras partes do país.

Chico César, Maciel Melo e Otto estavam entre as atrações musicais. Para ministrar as oficinas, foram convidados os fotógrafos Gal Oppido e Vládia Lima, o músico Henrique Albino, a cineasta Tuca Siqueira, o ator e diretor Guilherme Leme, os artistas visuais Bruno Faria, Daniel Acosta, João Lin, Márcio Almeida e José Spaniol, além do ator, palhaço e contador de histórias Luciano Pontes. SAFRA 2016 Em seu segundo ano, o festival expandiu suas fronteiras e passou a receber participantes de outras localidades, além da comunidade de Santa Terezinha. Foram 10 dias de evento, incluindo shows, performances, exibição de filmes, exposições, palestras e oficinas. Entre os artistas, nomes da primeira edição, a exemplo do estilista Ronaldo Fraga, e novos convidados, como os artistas plásticos Hugo França, Laura Vinci e Leda Catunda, a fotógrafa Camila Leão, os músicos Siba e Silvério Pessoa, as bandas Sagrama e Bandavoou, o músico e dançarino Helder Vasconcelos e o artista visual João Lin. Ao atrair pessoas de outras cidades, o evento estimulou os moradores de Santa Terezinha a oferecer serviços como alimentação e hospedagem, aquecendo a economia local. SAFRA 2015 Em sua primeira edição, o festival Arte na Usina foi voltado para os moradores da vila Santa Terezinha e seu entorno, particularmente estudantes e professores. Vinte artistas passaram uma semana no local, respirando, produzindo e ensinando arte. O evento culminou com a apresentação dos trabalhos criados nessa temporada de imersão artística. Entre os participantes, estavam o pianista Benjamin Taubkin, o escritor e curador de fotografia Diógenes Moura, a bailarina e coreógrafa Lu Brites, o estilista Ronaldo Fraga, o cineasta Beto Brant, o fotógrafo Luiz Braga, a chef Neka Menna Barreto, o poeta e músico Adiel Luna e os artistas plásticos Marcelo Silveira, Beth da Matta, Márcio Almeida e Daniel de Lima Santiago.