MARIANNE PERETTI
“Pássaro” sem data, instalada na Usina de Arte em 2023
Escultura em metal pintado de branco e vidro azul.
2,00 m (altura) x 1,13 m (envergadura das asas).
Com silhueta abstrata e contornos suaves, Pássaro é uma escultura emblemática de Marianne Peretti, artista cuja obra transita entre o espiritual e o arquitetônico. Composta por volumes metálicos de cor branca e um detalhe vítreo azul que evoca o olho da ave, a peça equilibra-se sobre uma base geométrica e um ovo simbólico — forma primordial que remete ao nascimento, ao ciclo da vida e à criação.
Inserida na paisagem do jardim botânico, a obra estabelece um diálogo harmonioso com a natureza, sugerindo voo, liberdade e contemplação. A pureza das formas e a suavidade dos materiais contrastam com a solidez do suporte, criando uma presença leve e poética no espaço.
Essa escultura condensa elementos recorrentes na trajetória da artista: o uso de símbolos arquetípicos, a fusão entre matéria e luz, e a integração sensível da arte ao ambiente.
Marianne Peretti
Nasceu em Paris, França, 1927
Faleceu em Recife, Brasil, 2022
Pintora, escultora e desenhista. Colaboradora de Oscar Niemeyer em muitos de seus projetos de integração arte-arquitetura. Realizou os seus primeiros estudos de arte na Escola de Arte Decorativa e na Academie de la Grande Chaumière, Paris. Seus desenhos ilustraram livros como La Grèce, de Dore Ogrizec e o Almanach de Saint-German-des-Près. Transferiu-se para o Brasil em 1953, residindo em São Paulo.
Dedicou-se à criação de vitrais, esculturas e relevos para edifícios públicos e residências particulares. Tendo obras nos seguintes prédios de Oscar Niemeyer: Câmara dos Deputados, Senado Federal, Palácio do Jaburu, Memorial Juscelino Kubitschek, Teatro Nacional, Catedral de Brasília e Superior Tribunal de Justiça, todos em Brasília; na sede da Revista Manchete, no Rio de Janeiro; no Edifício Burgo, em Turim, Itália; e na Maison de la Culture du Havre, na França.