HELENA SIMÕES

“Origem” 2023
Escultura em mármore branco, sobre base de concreto.
1,5 m de altura.


Concebida por Helena Simões Pessôa de Queiroz aos 9 anos de idade, a escultura Origem evoca a forma essencial do ovo – símbolo universal do nascimento, da criação e do mistério da vida. Talhada em mármore branco, com 1,5 metro de altura e assentada sobre uma base de concreto quadrada, a obra está instalada no coração do jardim botânico, onde convida o visitante a refletir sobre os começos silenciosos e potentes que a natureza guarda em si.

Com simplicidade e força, Helena propõe uma imagem arquetípica da semente do mundo, celebrando a infância como território fértil para a imaginação e a sensibilidade artística. Origem é, também, um gesto inaugural de uma nova geração no acervo da Usina de Arte – um testemunho da continuidade criativa que une passado, presente e futuro neste território de transformação.



Helena Simões
Recife, Brasil, 2013
Vive e trabalha no Recife
Helena Simões é apaixonada por arte desde cedo, e encontrou na escultura uma forma silenciosa, porém profunda, de se expressar. “Origem” é sua primeira obra em grande formato e integra o acervo permanente da Usina de Arte.