Pedras e linha vermelha
aprox. 30 x 30 x 800cm
Faixa de Gaza é um trabalho simples. Um conjunto de pedras arredondadas e enfileiradas nas quais está desenhada uma linha vermelha. Pode-se dizer que Faixa de Gaza é um desenho sobre pedra. Mas, o título, a disposição (militar?) das pedras, a forma circular do desenho e a mesma altura em que ele é feito nas pedras, sugere uma articulação. Ele simula a marca deixada por um líquido vermelho (sangue?) na superfície da pedra. Como o próprio título indica, o trabalho remete à violência e à guerra histórica travada entre palestinos e israelenses nessa pequena região do Oriente Médio. Assim como a memória de fatos históricos e o próprio conflito, a linha vermelha desenhada na pedra, exposta às intempéries e à passagem do tempo, aos poucos se desvanece, torna-se quase impercetível, mas nunca desaparece por completo. Periodicamente ela ressurge, tal qual o conflito que parece nunca ter fim… Reaparece forte e contundente para nos lembrar sobretudo que as marcas da violência são sempre indeléveis.
Geórgia Kyriakakis
Ilheús, Bahia, 1961
Vive e trabalha em São Paulo
www.georgiakyriakakis.com.br
Geórgia Kyriakakis é professora e artista, formada em Artes Plásticas pela FAAP, Mestre e Doutora em Poéticas Visuais, pela Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo. Como docente atuou na Unicamp, no Centro Universitário Belas Artes e, desde 1997, na graduação e pós-graduação do Centro Universitário FAAP.
Expõe desde os anos 90, em mostras coletivas e individuais, dentro e fora do pais, tendo recebido importantes prêmios desde então. Possui obras em importantes coleções privadas e acervos públicos e tem dois livros publicados sobre sua obra: Georgia Kyriakakis, pela editora espanhola Dardo-DS e Empena o Amparo, pela Martins Fontes Editora.
Em seu trabalho Geórgia busca explorar situações de força e fragilidade, equilíbrio e instabilidade, presentes na natureza, na política, nas relações sociais e no mundo do trabalho. Tais relações surgem de aproximações poético visuais com a Geografia - uma área do conhecimento amplo e abrangente que anima o impulso criador da artista e determina a escolha e a variedade de meios e materiais utilizados em suas obras. Objetos, materiais, palavras, espaços e a articulação minuciosa entre os elementos do trabalho são formas de evidenciar as relações entre a virtualidade da imagem e a concretude do mundo.