FESTIVAL ARTE NA USINA
Realizado desde 2015, o festival funciona como um catalisador dos projetos de artes visuais, música, cinema, teatro e literatura desenvolvidos pela Usina de Arte ao longo do ano, Moendo Arte.
O Festival Arte na Usina nasce em novembro de 2015, antes mesmo do projeto Usina de Arte tomar forma, fruto de uma parceria com o Festival Arte Serrinha de Bragança Paulista-SP.
O evento funciona como uma janela através da qual vimos mostrando ao mundo a conversão que estamos propondo à vila operária da antiga Usina Santa Terezinha, desativada já naquele ano há mais de 15 anos. É o momento da culminância das atividades do projeto ao longo do ano.
Durante o festival são oferecidas oficinas, cursos, palestras, exibição de filmes, encenações teatrais, shows, enfim, diversas atividades artísticas e culturais voltadas para comunidade com foco na população escolar, mas não apenas.
O evento tem parceria com o SEBRAE, e busca qualificar e estimular o empreendedorismo na comunidade, que através dos mais de 20 estabelecimentos já surgidos a partir do projeto, atendem ao público frequentador do evento, que na sua oitava edição realizada em novembro de 2022 atingiu a marca recorde acima de 25.000 pessoas, impulsionando fortemente o turismo na região.
Realizado anualmente, o festival promove uma imersão nas reflexões e perspectivas desenhadas pela Usina de Arte, provocando rupturas no pensar e no agir que reverberam ao longo de todo o ano. Mobilizados e treinados para receber os visitantes, parte dos moradores de Santa Terezinha passam a explorar seu potencial empreendedor, enquanto outros descobrem, na arte, uma vocação e uma profissão.
SAFRA 2022
A Cultura Refloresce
Mais uma vez um lindo, alegre, pacífico e emocionante Festival Arte na Usina! Estamos muito gratos à nossa comunidade que acolheu tão bem os visitantes. Obrigada a todos que vieram cheios de disposição e alegria.
Obrigada aos artistas que fizeram apresentações inesquecíveis, que ficarão para sempre guardadas em nossa memória: DJ Pepe Jordão, Bruno Lins, Alceu Valença, DJ Nelson Neto, Marlos Rocha, O Conde, Almério e Martins, Jorge de Altinho, Silvério Pessoa e Vanessa da Mata.
Muito obrigada ao nosso parceiro SEBRAE e aos patrocinadores Empetur e Governo do Estado de Pernambuco.
SAFRA 2021
A Arte Reage
Nosso Festival aconteceu entre os dias 17 e 21 de novembro. Tivemos Feira de gastronomia e Loja colaborativa de artesanato - Armazem Sebrae, tudo com muita música ao vivo, no Pátio de Eventos da Usina Santa Terezinha!
SAFRA 2020
Por conta das restrições impostas pela pandemia de COVID-19 a edição de 2020 do Festival foi diferente e valorizou os artistas e a produção local. Todos usando máscaras e mantendo o distanciamento.
SAFRA 2019
A safra 2019 do Festival Arte na Usina foi preparada com muito carinho, sempre em busca da valorização da nossa cultura. Foi repleta de shows, oficinas e exposições para todos respirarem arte e sustentabilidade durante uma semana inteira.
A programação dos shows contou com nomes como Alceu Valença, Arnaldo Antunes, e outros expoentes musicais embalando os nossos ouvidos. Também oficinas ministradas pelo estilista Ronaldo Fraga e o pernambucano Ton Fill, que ensinaram técnicas de desenho de uma forma leve e divertida.
SAFRA 2018
A Safra 2018 do Festival Arte na Usina foi realizadas dos 09 a 17 dias de novembro, e contou com uma diversificada programação cultural, reunindo conceituados artistas pernambucanos e de outras partes do país. As atrações contemplaram as artes em suas várias e híbridas linguagens.
Também foramrealizadas visitas mediadas por arte-educadores pelo circuito cultural do Parque Artístico-Botânico, estimulando a interação com a natureza e a reflexão sobre outras possibilidades de ocupação do espaço.
Em sintonia com os demais projetos da Usina de Arte, buscou-se alargar os horizontes culturais e econômicos da Vila Santa Terezinha e seu entorno, apostando na arte como instrumento de transformação social.
Os shows, exposições, vivências de cocriação, oficinas e visita ao circuito cultural, como em todas edições, foramgratuitos.
Veja a fala de José Rufino na Safra 2018
SAFRA 2017
A Safra 2017 do festival Arte na Usina foi realizada entre os dias 17 e 25 de novembro, com o tema "A arte resiste e transforma". Na programação, oficinas, shows, debates e mostras, reunindo artistas pernambucanos e de outras partes do país.
Chico César, Maciel Melo e Otto estavam entre as atrações musicais. Para ministrar as oficinas, foram convidados os fotógrafos Gal Oppido e Vládia Lima, o músico Henrique Albino, a cineasta Tuca Siqueira, o ator e diretor Guilherme Leme, os artistas visuais Bruno Faria, Daniel Acosta, João Lin, Márcio Almeida e José Spaniol, além do ator, palhaço e contador de histórias Luciano Pontes.
SAFRA 2016
Em seu segundo ano, o festival expandiu suas fronteiras e passou a receber participantes de outras localidades, além da comunidade de Santa Terezinha. Foram 10 dias de evento, incluindo shows, performances, exibição de filmes, exposições, palestras e oficinas. Entre os artistas, nomes da primeira edição, a exemplo do estilista Ronaldo Fraga, e novos convidados, como os artistas plásticos Hugo França, Laura Vinci e Leda Catunda, a fotógrafa Camila Leão, os músicos Siba e Silvério Pessoa, as bandas Sagrama e Bandavoou, o músico e dançarino Helder Vasconcelos e o artista visual João Lin. Ao atrair pessoas de outras cidades, o evento estimulou os moradores de Santa Terezinha a oferecer serviços como alimentação e hospedagem, aquecendo a economia local.
SAFRA 2015
Em sua primeira edição, o festival Arte na Usina foi voltado para os moradores da vila Santa Terezinha e seu entorno, particularmente estudantes e professores. Vinte artistas passaram uma semana no local, respirando, produzindo e ensinando arte. O evento culminou com a apresentação dos trabalhos criados nessa temporada de imersão artística. Entre os participantes, estavam o pianista Benjamin Taubkin, o escritor e curador de fotografia Diógenes Moura, a bailarina e coreógrafa Lu Brites, o estilista Ronaldo Fraga, o cineasta Beto Brant, o fotógrafo Luiz Braga, a chef Neka Menna Barreto, o poeta e músico Adiel Luna e os artistas plásticos Marcelo Silveira, Beth da Matta, Márcio Almeida e Daniel de Lima Santiago.