PAULO MEIRA
“Rádio Catimbó” 2016-2018
A Rádio Catimbó não é apenas um meio de comunicação, a obra é uma escultura e, ao mesmo tempo, uma rádio comunitária. Além de veicular programas produzidos pela comunidade de Santa Terezinha, pretende explorar o universo do rádio no campo das artes visuais.
Paulo Meira
Arcoverde, Pernambuco, 1966
Vive e trabalha em Belém, Pará
Paulo Meira, é formado em design industrial e programação visual pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Em suas instalações aproxima objetos usualmente separados, altera suas dimensões, atribuindo-lhes novos sentidos e significados.
Para Paulo Meira “Explorar o universo da rádio no campo das artes visuais tem sido, nos últimos três anos, um dos principais agentes da minha ação artística. A procura de uma experiência estética que ative uma percepção alargada, não centrada na receção visual da obra, mas também amplificada pelo despertar de outros sentidos. Tenho me envolvido com as ideias de pesquisadores que delineiam uma estética pós-mídia anunciando uma nova era da escuta, bem como uma 'cultura da escuta', diferente da 'cultura visual' com seu tempo naturalmente mais curto e muito mais rápido. do que o tempo do fluxo auditivo.”