Dimensões variaveis.
“Unclassified” foi criada nos USA para a exposição “The Latin American Artists of the 20th Century” no MOMA em NY.
A peça é composta de aço inox de refugo industrial, que sustentam e interagem com partes de aviões, sobras da indústria militar americana.
Na época, se falava muito do excesso que havia na indústria militar americana.
A artista pediu permissão ao departamento de estado americano que lhe concedeu e forneceu estas peças de avião para serem utilizadas na obra.
Frida Baranek
Rio de Janeiro, Brasil, 1961
Vive e trabalha em Lisboa e Rio de Janeiro
http://www.fridabaranek.com
Frida Baranek tem formação em Arquitetura e Desenho Industrial.
Desde o início de sua carreira, a relação que a artista estabelece com os materiais que utiliza em suas obras consiste em desafiar sua resistência para atingir sua metamorfose: construir com e contra si mesmo.
Estabelecer relações entre os materiais, dentro da premissa que nada existe isoladamente pois a percepção se faz sempre em relação a alguma coisa, perceber e imaginar são duas maneiras de pensar em que a artista constrói seu web de interações.
O mundo esta sempre em constante interação, impermanente e incerto. “Unclassified” se aproxima da natureza como uma floresta de restos industriais com sua força, fragilidade e incerteza.
(Foto: Frederico Mendes)